quarta-feira, 11 de agosto de 2010

""ROUPAS NO VARAL"


Parada à soleira da porta, Livia admirava seu pátio. A grama verde já estava na hora de ser aparada.
O limoeiro está repleto de limões. Alguns amarelando. Por entre as roupas estendidas no varal, pode ver um
galho do abacateiro vergado ao peso de tantos abacates.
Por que Livia gosta tanto de ver um varal cheio de roupas, balouçando ao vento, aquecido pelo sol? E nesta contemplação, sua vida volta para trás, quando tinha uns treze anos.
Chegando da escola depois do meo-dia, quando todos já tinha almoçado.
Abria a porteira, dirigia-se para os fundos. O grande terreiro desfraldava bandeiras coloridas em todas as direções, abanando, desesperadamente, para alguém invisivel que, certamente, partiu. "Hoje minha mãe lavou a roupa de todo nós" - pensou para si. Entrou pela porta dos fundos, passou pela cozinha, jogou a pasta em cima da cama, voltou. Destampou as panelas que estavam sobre o fogão de lenha e foi lavar as mãos.
A mãe carinhosamente e atenta, ali estava para servir um prato de comida, cuidando para que se alimentasse.Afinal , era a única que estava estudando.
Às roupas do varal simbolizavam movimentos de pessoas,muitas pessoas na casa : pais, irmãos, tios, sobrinhos,empregados
Era a vida palpitante,entre risos, brigas, discussões,brincadeiras.....mas muito amor
O tempo passou.Veio a formatura .
 A mudança de cidade,de hábitos, a adaptação a uma outra realidade.
A vida pregou-lhe uma peça. Os filhos não vieram. O marido não gostava de "ajuntamento".Reuniões com  amigos aconteciam esporadicamente. O recolhimento. A quase solidão e mais outra adaptação.
Já está acostumada com seus livros, suas músicas, seus amigos, a contemplação, a meditação.........mas as roupas no varal exercem um fascíniosobre ela. Enchem a casa de lembranças, de burburinho e quase chega
a sentir o movimento das pessoas amadas que já estão em outra dimensão, circulando de lá para cá. As recordações! O pai dedicado! A mãe adoravel! Os irmãos, alguns sobrinhos!Tudo passou. Agora é aguardar o reenconro em outra existência.


(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por deixar suas impressões nessa jornada!

Related Posts with Thumbnails